Saúde

Através da cor da urina que Anderson da banda Molejo descobriu que estava com Câncer, muito cuidado se… Ver mais

Anderson Leonardo, o aclamado cantor, compositor e instrumentista, conhecido como vocalista do grupo Molejo, faleceu nesta sexta-feira, 26 de abril, aos 51 anos. Após uma batalha contra o câncer inguinal, diagnosticado em 2022, o artista sucumbiu às complicações da doença. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda, que emitiu uma nota de pesar através do Instagram oficial do grupo.

Desde outubro de 2022, Anderson vinha enfrentando os desafios impostos pelo câncer inguinal. Apesar de um breve anúncio de cura em janeiro de 2023, em maio do mesmo ano, precisou retomar o tratamento da doença, uma luta que infelizmente teve um desfecho trágico.

O câncer inguinal, segundo o renomado oncologista Carlos Dzik, do Hospital Nove de Julho em São Paulo, não é uma categoria específica de câncer, mas refere-se a uma variedade de tumores que afetam a região da virilha. Dzik explica que é comum que cânceres de áreas próximas, como genitais ou coxa, se disseminem para a região inguinal. Porém, ressalta que também é possível que o câncer se origine diretamente na virilha.

Os sintomas mais comuns incluem o surgimento de caroços na região e inchaço assimétrico que afeta apenas uma das pernas. No entanto, é crucial ressaltar que nem todo caroço na virilha está relacionado a câncer, muitas vezes sendo apenas inflamações. Por isso, é fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso.

Quanto ao tratamento do câncer inguinal, o especialista enfatiza que varia de acordo com o tipo e estágio da doença, podendo envolver quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgia. Ele destaca especialmente o crescente uso de imunoterapia, uma abordagem moderna que fortalece o sistema imunológico para combater o tumor, especialmente em casos de carcinomas, como alguns cânceres de pele e cânceres que afetam o pênis.